segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Guimarães: O cenário das eleição de 2010

Por Redação Fórum [Segunda-Feira, 8 de Dezembro de 2008 às 11:02hs]

Ninguém está entendendo a pressão política que será feita sobre o povo do Brasil pela mídia em 2010 para eleger José Serra presidente da República. Não estamos falando de pressõezinhas como essa para convencer o país de que ele afundará num buraco econômico daqui a algumas semanas, não senhor. Prevejo que sobre nós se abaterá a mãe - e a avó, a bisavó e a tataravó - de todas as campanhas midiáticas de tentativa de indução da vontade popular, e isso ocorrerá em menos de dois anos.

Como vocês já perceberam, estamos falando da eleição do próximo presidente da República, assunto que hoje dominará a discussão política devido à pesquisa Datafolha publicada nesta data pelo principal jornal do império de comunicações da família Frias. O jornal afirma que "Serra amplia vantagem para 2010".

Imagino que essa pesquisa foi feita a fim de sustentar o ânimo da militância de oposição depois da paulada que foi a divulgação do crescimento da aprovação de Lula e para despertar a cobiça do PMDB, porque, num momento em que o governo do país está exatamente no meio de seu mandato, perguntar ao eleitor em quem ele votará daqui a quase dois anos não me parece lá muito científico, ainda que sirva para levantar o debate político sobre o assunto, já que a pesquisa do mesmo instituto que versou sobre a popularidade de Lula também induziu à crença diametralmente oposta da militância governista, à crença em que o presidente caminha para ser o grande eleitor de 2010.

É óbvio que um lado adorou a pesquisa sobre a popularidade de Lula e o outro a pesquisa sobre as incertas chances de Serra daqui a dois anos. A pesquisa sobre Lula, porém, não deveria ser comparada com a pesquisa sobre Serra, pois a primeira diz respeito a fato concreto e presente (a popularidade do petista na condição de governante), enquanto que a segunda versa sobre um quadro eleitoral ainda altamente intangível, mesmo sendo prática antiga da mídia fazer esse tipo de sondagens sobre o futuro distante, pois tais sondagens acabam servindo, sim, para orientar a navegação política.

A íntegra está no blogue Cidadania.Com

Redação Fórum

Fonte: http://www.revistaforum.com.br/sitefinal/BlogueirosIntegra.asp?id_artigo=5611

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